2004-12-20

 

NOTAS SOLTAS

Vale a pena ler este texto do blogue Alma Lusíada, sobre a lingua portuguesa.

ALECRIM E MANJERONA: No Reino Unido acabou uma novela ao mais belo estilo mexicano com a demissão do ministro do interior. O senhor Blunkett foi apresentado como uma das estrelas da equipa governamental de Tony Blair. Invisual, trazia consigo o prestigio da sua carreira, mas sobretudo, a promessa de uma forma diferente de actuar na politica.
Em certa medida, cumpriu. Esquecendo a história de alcova e da legalização de uma empregada (histórias banais), a verdade é que houve uma inovação, e grande. O senhor Blunkett terá sido um dos primeiros políticos no activo a publicar uma biografia atacando, dura e rudemente, uma boa parte dos seus colegas de governo!
Não resisto a deixar aqui o cartoon do “Guardian”:


OS MONÁRQUICOS ESTÃO FELIZES? O Senhor António de Sousa-Cardoso é presidente da Causa Real e publicou na edição de hoje do Público este artigo
Em linhas gerais diz não ter ainda compreendido as razões para a dissolução do Parlamento (é capaz de ser já tarde para lhe explicar) e afirma ter descoberto que em Espanha a coisa é mais calma pois em 30 anos foram apenas 4 os primeiros-ministros. Cardoso não tem dúvidas: esta estabilidade deve-se ao facto de haver Monarquia do outro lado da fronteira. Demonstrando ainda maiores capacidades de analista, nota que a dissolução do Parlamento teve ali mãozinha do Presidente que é sabido, terá “jogado o jogo” (sic) – presume-se que da política - estando, portanto, pouco distanciado. No seu douto entender isto só lá vai com a Monarquia, já que o Rei estando mais distanciado (queria dizer num plano superior) seria capaz de melhores decisões. Foi um momento de boa disposição. Aliás, para o registo de humor ser mais completo só faltou ao senhor Cardoso mencionar as últimas intervenções de fundo do excelso senhor Duarte (ver aqui este post).


Comentários: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?