2004-12-18

 

O PAULINHO: A DOLOROSA EXISTÊNCIA DE UM MENINO SEM INFÂNCIA

A história é antiga, surge à tona sempre que se aproximam eleições. Como que por acaso, volta não volta, lá vem um perfil do “Paulo”. Invariavelmente, contam-se os episódios do menino que aos 13 anos já participava na elaboração de moções políticas, aos 15 escrevia artigos de opinião nos jornais, tão brilhante que Sá carneiro o quis conhecer e conversar com o menino. É esta, em traços gerais, a história que nos é contada sempre (agora foi a revista Sábado na edição de ontem). A manipulação é grotesca, a intenção óbvia: espera-se que fiquemos “esmagados” com este génio, que decidiu aplicar todas as suas capacidades “a bem da Nação”.
Ora, a mim parece-me que esta rapaziada não compreendeu que está a fazer, apenas e só, a exibição lamentável de um caso clínico.
Aos 13 anos é suposto que qualquer garoto equilibrado encontre outros motivos para dar azo às suas capacidades, e se envolva em brincadeiras descontraídas, as primeiras namoradas, a doce leveza de uma meninice saudável.
Portas constitui um caso triste. Tenho pena deste menino, a quem não permitiram ter infância, este menino que foi exibido de uma forma tão vil. Tenho pena que o tenham obrigado a vestir uma pele que não lhe servia. Tenho pena que o menino tenha acreditado no papel burlesco que lhe reservaram. Tenho pena, sobretudo, que o rapaz não tenha ainda percebido que a política é uma forma maior de servir a comunidade, não é uma obsessão!

Comentários:
Ainda não tive oportunidade de ver a “Sábado” desta semana mas fazendo fé no que escreve levantou-se uma insidiosa duvida, Paulo Portas não teve já honras de um longa reportagem nessa mesma revista no mês passado ?

Lagrima.blogs.sapo.pt
 
exacto! mais sobre a infancia do homem em: http://o12desetembro.blogspot.com/2004/12/pois.html#comments
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?