2004-11-19

 

AS PALAVRAS DE MÁRIO SOARES

O ex-Presidente da República Mário Soares veio ao Porto para proferir uma intervenção no quadro das comemorações do 25 de Abril.
Foram várias as ideias e alguns alertas que deixou. De tudo o que disse, parece ter sobrado apenas uma frase menos feliz quando mencionou que Portugal deve a ausência de um golpe de Estado militar à sua adesão à União Europeia. A comunicação social já começou a fazer eco destas afirmações e admito que serão glosadas nos próximos dias. Limito-me a dizer que discordo, e que as acho pouco sensatas.
Posto isto, parece-me francamente mais importante dar relevo a outros avisos que Mário Soares deixou, nomeadamente, aquele que diz respeito à corrupção. Foi claro quando identificou a sombra devastadora da corrupção nos partidos, no dia-a-dia, um pouco por todo o lado. Lucidamente identificou uma arma forte no seu combate: uma sociedade forte moralmente que considere inaceitável a corrupção – toda ela – e que a saiba combater. Aqui está um alerta vigoroso e conciso. Sabemos do vendaval que a corrupção gerou noutras paragens, sabemos a sua insidiosa intromissão em todas as áreas, sabemos dos custos financeiros e morais que acarreta, sabemos também que, mais cedo ou mais tarde, esta doença purulenta tornará inviável uma sociedade democrática e moderna.
O aviso de Mário Soares poderia constituir um princípio de debate sobre a maior doença do regime, mas receio que será totalmente ignorado, dando-se relevo a epifenómenos. Uma vez mais, concentrar-nos-emos no acessório e esqueceremos o essencial.

Comentários: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?