2004-12-26

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Na sua coluna como Povedor do Leitor do Público, Joaquim Furtado responde hoje a uma solicitação de Paulo Gorjão relativamente ao caso da publicação por aquele jornal de noticias com origem em blogues sem que estes sejam referenciados. É de saudar o “mea culpa” que o jornal promoveu, contudo, refira-se que este aconteceu, em boa medida, como reflexo dos muitos protestos que entretanto se multiplicaram na blogosfera, mas também por se tratar de casos óbvios de plágio. Sublinhe-se, entretanto, que não foi a primeira vez que tal aconteceu.
Este caso terá permitido (a fazer fé no Provedor do Leitor) uma reflexão interna que é, justamente, o mínimo que esperamos de um jornal como o “Público”.
Todavia, para quem não viva por dentro o fenómeno da comunicação social (é o meu caso) estes factos parecem menores tendo em conta o relato muito preocupante que M. Pedrosa publicou aqui.

Comentários:
Quero agradecer-lhe o Link que fez ao meu post sobre as "Propostas da Vergonha" e acrescentar a este seu sobre a comunicação social que estas colunas de "Provedores" são apenas arenas para cortesias, porque as verdadeiras questões da nossa comunicação social ( e repare que não lhe chamo jornalismo) residem no facto de ela ser regida apenas por interesses de mercado. A comunicação social é uma indústria como qualquer outra, servida por uma mão de obra cada vez mais barata, porque existe um excedente cada vez maior de licenciados para uma actividade que pressupõe, para além da habilitação académica, condições de carácter e de formação imcompatíveis com os interesses do patronato.
Que jornalista interessado em lutar pelo direito a informar, pela sua liberdade de expressão, aceitará ser presidido por Luís Delgado, dirigido por um qualquer director que não se escusa a ir discutir publicamente os interesses comerciais do seu jornal, sob a alegação de que não se pode fugir a essa discussão?
Liberdade de expressão? Essa, começa a aparecer na blogoesfera. Oxalá não estejam a ser imaginados esquemas de controlo ou de repressão.
Um abraço.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?