2004-12-17

 

ESTA TELEVISÃO É VOSSA

Ocorreu-me este título (originalmente utilizado num programa do canal Arte sobre a SIC em 1995) quando ouvia Emídio Rangel em entrevista ao Clube de Jornalistas do canal 2.
Rangel foi peremptório ao indicar o projecto de controlo da televisão protagonizado pelo governo de Barroso (e numa lógica de continuidade também de Santana). O caso do próprio Canal 2 foi, de resto, sintomático. O governo pretendia acabar com o canal 2 da RTP, essa intenção foi então verbalizada pelo ministro Morais Sarmento, no estilo elegante que o caracteriza.
Emídio Rangel, esteve por dentro das negociações, e afirmou, claramente, que existiu um “acordo” (já vemos de onde vem a ideia fundadora dos acordos) entre as duas emissoras privadas de TV e o governo para que o canal 2 se mantivesse na órbita do Estado. Mais, como bónus foi atribuída uma redução do tempo destinado à publicidade no canal 1.
Desta forma o Governo, tomado por uma furiosa vontade de fazer o bem e promover a iniciativa privada de televisão, ofereceu, generosamente, às duas emissoras um pacote que incluía a diminuição da concorrência e a oferta de maior capacidade de captação de publicidade. A factura, seria paga em generosas prestações. Rangel lembrou uma delas, porventura a mais mediática: o chamado caso Marcelo. Gostaria muito de saber quantas e quais terão sido as outras…


Comentários: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?