2004-12-29

 

ONDE ESTÁ O PS?

Num exercicio já recorrente de autoflagelação o “governo” persiste na exibição das suas incapacidades e do seu errático percurso.
O Jornal de Negócios convoca-nos todos para a observação da cruel realidade traduzida nos números da nossa infelicidade. Segundo aquele diário, no terceiro trimestre deste ano o PIB português registou uma quebra de 1,2% estimando-se que os últimos três meses do ano apresentem, igualmente, uma quebra do Produto configurando uma recessão económica.
Ao longo destes meses, numa ladaínha de aprendiz de feiticeiro, Paulo Portas e Santana Lopes não se cansaram de propalar uma retoma que desconheciam mas cuja evocação lhes soava agradável.
Bem pode Santana soltar um grito guerreiro exortando todos os portugueses a tomarem doses generosas de “alto astral” (influências, certamente do seu guru brasileiro de marketing político). Bem pode Portas, colocar a mãozinha no peito cuidando gestos de grande temor ante a retoma que aí está, valha-nos Nossa Senhora de Fátima.
A realidade, tem pouco vagar para os populismos e não se impressiona com números de “jungleurs”, acabando-lhes a festa com uma inoportuna aparição na sua nudez, sem disfarces, tal como é.
O “governo” ocupa-se a jogar nos dois lados do tabuleiro, posicionando-se como o maior adversário de si próprio.
Perante este descalabro, procura-se e não se encontra o maior partido de oposição.
Não lhe conhecemos as alternativas, não lhe conhecemos as suas ideias, o seu projecto.
Dizer-se que se encontra (em parte incerta) preparando, com denodo, o seu programa de Governo é colocar o PS ao nível dos partidos cuja existência se manifesta somente nas eleições.
Até agora conhecemos de Socrates apenas a imprudente defesa da co-incineração, uma questão menor, colocando-se a jeito para que fizesse o debate com segundas linhas do PP e do PSD, ele que concorre para primeiro-ministro.
Ser oposição não é apenas juntar-se ao coro dos que observam a obvia desintegração do “governo” da coligação PSD / PP no altar do populismo. Ser oposição (ainda para mais com vontade de ser poder) é ter um projecto, apresentar alternativas.
Onde está o PS?

Comentários:
Socrates geriu o silêncio no tempo devido. Mas será que vai saber gerir o que diz? E especialmente vai saber gerir o país?
O seu último parágrafo é cirúrgicamente preciso.

Lágrima.blogs.sapo.pt
 
Esperemos que não ande a reunir os "suspeitos do costume". A divulgação dos cabeças de lista já dá algumas indicações. Que faz AJ Seguro em Braga?

a-toupeira.blogspot.com
 
Está onde sempre esteve...em frente ao espelho a perguntar "Espelho meu, há alguém mais bonito que eu?!!"
 
O PS está afanosamente a fazer as malas do novo assalto ao poder. Para a sua camada dirigente, o que importa é ocupar o poder, servindo a sua clientela. No mais, pouco difere da actual clique, talvez mais desastrada na sua forma de actuar. Nada de bom augura o regresso de gente bem conhecida pela sua falta de rigor e sentido ético-patriótico também. Lá vem o Pina Moura que, contra a inicial posição de Sousa Franco, entregou 10% da banca nacional aos espanhóis, que já o fizeram Presidente da Iberdrola, em Portugal, concorrente da EDP, num sector que Pina Moura havia tutelado como Ministro da Economia. Lá vem o endeusado Vitorino, que, na altura de Sousa Franco, falou de Bruxelas contra o seu Governo e o seu país, em favor dos intereses espanhóis. Lá vêm todos os que nos venderam as ilusões do Mibel, etc., etc. Não renovaram o seu pessoal político, nada reformularam do seu ideário, apenas se substituem aos actuais actores, prometendo ser menos ineptos na gestão da comédia política em que a vida do país se transformou e que nos há-de sair cara.
 
Olha, um grande (enorme) 2005.
...com tudo de bom !
 
Gostei da opiniao do Viriato. Tem toda a razao. Vira o disco e toca o mesmo. Só não vê que não quer. Independentemente de tudo, ca' vão os votos de um feliz 2005 para todos!
 
Apenas se confirma a máxima "as eleições em Portugal não se ganham, perdem-se".
sócrates está na direcção do PS mas poderia estar, igualmente, na do PSD ... é apenas mais do mesmo
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?