2005-01-27

 

SONDAGENS

Está chegado o tempo das sondagens e dos insondáveis desígnios de muitas. A mais recente é a da revista Visão de hoje. Socorro-me do sempre útil saber de Pedro Magalhães que permite aclarar os resultados. Assim, utilizando a metodologia que sugere (eliminação dos indecisos da base de cálculo) os resultados são ligeiramente diferentes:
PS: 44%
PSD: 36%
PP: 7%
BE: 6%
CDU: 4%
Estes resultados permitiriam ao PS atingir 113 deputados. A maioria absoluta não parece assim tão longe.
Evidentemente, a campanha ainda não começou e muito poderá ainda acontecer. Em todo o caso, estes resultados suscitam três breves comentários:

1- Tal como já aqui dissémos é importante que o PS mostre vontade e espirito ganhador para conquistar o “momentum” sem o qual me parece difícil mobilizar o eleitorado em torno do seu projecto para alcançar a maioria absoluta. Estes resultados indicam que o eleitorado não está (ainda?) suficientemente motivado.
2- Os resultados do PSD são deveras surpreendentes. Apesar destes cinco meses, conseguir estes resultados é algo que tenho (sinceramente) dificuldade em compreeder. Haverá 36% do eleitorado genuinamente interessado em manter Santana Lopes como primeiro-ministro de Portugal?
Se se mantiverem até às eleições (mesmo com uma ligeira descida) constituirão um embaraço para os sociais-democratas que aguardam o dia 21 de Fevereiro para o “assalto” à cadeira de presidente do partido. Com estes resultados será muito difícil arredar Santana Lopes da liderança. Santana dirá que sózinho conseguiu (contra ventos e marés) impedir uma maioria absoluta do PS, dirá que se tivesse contado com o apoio de todo o partido teria ganho as eleições. Paradoxalmente, para muitos sociais-democratas a melhor opção seria a maioria absoluta do PS, garantindo quatro anos para reestruturação interna e motivos suficientes para afastar Santana. Sabemos bem que o voto é secreto...
3- O PP não tem outra opção para crescer senão “roubar” eleitorado ao PSD, vamos assistir nos próximos dias a um recrudescimento da luta entre os dois partidos de direita. Aliás, o aviso de Narana Coissoró esta manhã foi muito claro.

Comentários:
Não gosto de maiorias absolutas.
O problema não está nas maiorias mas nos intervenientes...
 
Conselho de amiga: - passe longe das sondagens, se não quer correr o risco de vir a ser processado... o homem já avisou... (daria para rir, se a criatura não fosse o 1º ministro, isto é, se não tivéssemos chegado ao ponto de o ter em tal cargo).
Abraço,
DespenteadaMental
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?