2005-11-02

 

ESTÓRIAS DO QUOTIDIANO (I)

E de repente o estrondo, um som tenebroso cortando o silêncio da noite.
Luzes que se acendem, vozes, alguns gritos, o bairro em polvorosa.
Já os patriarcas na rua, ajeitando o roupão em gestos seguros, desenvolvendo teorias para o acontecimento.
O António que "explicava" - aliás, garantia - que havia sido um rebentamento, uma granada certamente. José concordava já que o som "não enganava ninguém" e nisto o Carlos, numa aflição, hesitando nas tremuras que terá sentido, arriscava quase a medo: não terá sido um terramoto? Olha-me este passarinho, exclamava com gosto o António (o da granada), andas a ver muita televisão é o que é, dizia, enquanto varria a plateia com um olhar matador.
Chegava-se ao grupo de peritos o Ripas "endrominador" - cognome que alcançou à custa de muito mérito, de muita palavrinha inspirada - ei-lo que assegura: esta explosão foi derivado a um ataque terrorista e corremos perigo aqui, podem estar aí esnaiperes e limpam-nos o sebo. Ai valha-me Deus, gritavam as senhoras, procurando refúgio debaixo das varandas olhando em redor no pânico de uma arma.
O "pintarroxo", homem de muitas vidas e muitas andanças, punha ordem na algazarra: qué lá isso, pá, vá-la vêr, onde estão as câmaras de televisão? Há lá ataque de terroristas sem gajos da TV? Para ele, tudo aquilo se resumia a uma qualquer acção de protesto do Chico (conhecido criador de galinhas que andava fulo com isto da "gripe dos galarós") e era bem menino para arrebentar com o galinheiro e a bicharada à bomba.
Entretanto, o Rui - tipo com muito olhinho para o negócio - armava a sua barraca trazendo comes e bebes para a multidão faminta, antecipando em quatro horas a saída para a feira, esgotando logo ali o stock do dia.
Estava a coisa animada, quando chega o Nuno estranhando tanta gente na rua pelas 3 da manhã. Vinha ainda combalido, cabelo desgrenhado, fuligem espalhada pela cara, garantindo ter apanhado o susto da sua vida. E não era caso para menos, pois que o raio da câmara de ar lhe havia estoirado ainda há pouco quando a tentava encher “à maneira”.

Comentários: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?