2005-12-12

 

O PREÇO DO POPULISMO

Avelino Ferreira Torres presidiu à câmara de Marco de Canaveses durante 23 anos.
Ao longo deste período, foi celebrado pelo PP como “autarca modelo”, tendo aquele partido chegado a identificá-lo como possível senador numa hipotética câmara alta.
Durante quase um quarto de século, a criatura exerceu o poder de forma autocrática, corporizando o mais abjecto populismo, envolvendo-se em negócios que a justiça haverá de esclarecer.
As populações pareciam apoiar entusiasticamente o seu exemplar trabalho, conferindo-lhe cinco maiorias.
Quem actualmente ocupa a cadeira presidencial é Manuel Moreira. Num pungente pedido (que desgraçadamente se irá repetir noutras paragens) o edil reclama a atenção para o seu concelho que, afirma, “vive uma situação de emergência municipal”. Os números chocam pelo opróbio que traduzem: a rede de abastecimento de água cobre apenas 24 por cento do concelho e o saneamento básico está apenas acessível a 17 por cento. A dívida, entretanto, vai crescendo por cada gaveta aberta, revelando mais débitos desconhecidos.
Naturalmente, não faltam rotundas com fontes cibernéticas, pavilhões desportivos e estádios de futebol. A “obra” que garantiu a Avelino Ferreira Torres 23 anos no poder, está lá para quem a queira ver: monumento ao mais insano desmando, ao populismo puro e duro.
O que assusta neste exemplo arrepiante não é a sua originalidade, o que assusta e revolta é saber que muitos outros casos de “emergência municipal” e “emergência insular” estarão para ser conhecidos na sua verdadeira dimensão.
Todos revelam a penosa factura que o populismo apresenta com os melhores cumprimentos.

Comentários:
O que é triste é que esse Moreira só é presidente porque o Ferreira Torres não se candidatou.
Sinceramente, acho que o concelho do Marco e as suas gentes não são merecedores de qualquer atenção ou apoio extra. Elegeram "o bicho" sucessivamente? Assim quiseram, assim tiveram. Agora, desunhem-se.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?