2006-01-22

 

CURIOSO

No seu discurso de vitória, Cavaco Silva agradeceu o apoio do dr. João Lobo Antunes, do dr. Relvas e da dra. Guerreiro, saudando os outros candidatos, que nomeou: Manuel Alegre, Mário Soares, Jerónino de Sousa e Garcia Pereira. Assim mesmo, uns precedidos do título académico, os outros simplesmente pelos seus nomes.
Les uns et les autres...

Comentários:
Nada de grave, quero crer. Até porque os outros, não contemplados com o apêndice doutoral, já são vedetas mediáticas, muito acima da distinção que um título académico pode conferir. Além disso, já há quem os dispense, aos títulos académicos, a troco de alguns euros, com Diploma e tudo...
 
Pelos países e empresas por onde tenho passado, cada vez mais o título fica na porta da entrada. A vantagem é aproximar as pessoas ao diálogo e sobretudo a distinção fica no debate de ideias e ao fim de alguns minutos dá logo para perceber quem decide. E hoje mais do que um título ou uma roupa toda janota, o que conta é quem decide desde que não o faça como um déspota.
Não creio que o tratamento diferenciado tenha com isso algum relevo, pelo contrário os candidatos serão vistos como concorrentes iguais numa corrida. Porque se formos rigorosos a distinção entre as pessoas seria mais notória, sobretudo entre o Sr. Jerónimo de Sousa e o Professor Doutor Francisco Louçã.
 
Já começou a mostrar o rei que "tem" na barriga...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?