2006-01-22

 

ELEITO

A vitória de Cavaco Silva é clara. Observar os números finais, muito longe da vitória “esmagadora” que se anunciava, não altera em nada o essencial: é o novo Presidente da República.
Da noite sobram, contudo, dois sinais reveladores do que aí vem: a inefável Ana Gomes querendo ver em Manuel Alegre o responsável pela derrota da esquerda e a “oportuna” decisão de José Sócrates ao escolher o momento em que Manuel Alegre discursava para falar em directo da sede do PS (com as televisões vergonhosamente a seguir o engodo, optando pelas declarações de um líder partidário em detrimento do segundo candidato).
Percebe-se que os resultados de Manuel Alegre, mais do que os de Cavaco Silva, provocam um mal estar evidente no largo do Rato.

Comentários:
José Socrates, por este caminho, não vai longe.
A arrogância não é boa companhia e enterrar a cabeça na areia parece nem à avestruz servir.
Mas ele fará a cama...
 
O primeiro mérito da vitória de Cavaco está no enterro do Soarismo, como estilo político, força de influência e compadrio generalizado, que há trinta nos fazia escola entre nós, infelizmente, com demasiados seguidores, dentro e fora daquele universo partidário. Só por isso, a mudança já terá valido a pena. O resto o tempo o dirá. De uma coisa Cavaco não tem culpa : é de que não tenha surgido ninguém mais adequado, mais habilitado, intelectual, moral e profissionalmente que ele, descomprometido de erros políticos, económicos e sociais passados. Ver-se-á agora também a seriedade e a consistência de Sócrates, a lidar com alguém que sabe da poda e não pertence ao imenso e fluido universo socialista ou assim classificado, com perdão dos ditos, que também os há e bons, por exemplo : Henrique Neto, Medina Carreira, António Brotas e outros, esperemos que muitos mais.
 
Alegre venceu a batalha privada. perdeu o essencial. Ao contrário do que se vai ouvindo, não tem qualquer capital político. Nada mais poderá do que causar irritações em Sócrates. Que, de vez em quando, se passa, como aconteceu ontem.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?