2006-01-12

 

REVELADOR

Ontem pela fresquinha, Cavaco saia da Universidade da Beira Interior onde ensaiara um número paternal - explicando aos universitários que ele, o grande Cavaco, imagine-se, não fazia ideia quando estudava que poderia um dia ser ministro e primeiro-ministro. Depois deste momento de “descontracção”, o candidato respondeu a algumas perguntas dos jornalistas, ornando as respostas com um sorriso beato. Chegou então o momento evidente: alguém perguntou o que achava Cavaco da entrevista de Santana Lopes. De repente não já um sorriso, mas um esgar. De repente não já um esgar, mas uma expressão de genuína desorientação. O candidato, assim despido da sua postiça capa, fora da coreografia que mãos profissionais lhe vão desenhando, não sabia o que fazer, o que dizer.
As imagens que mais tarde as televisões mostrariam deste momento servem como aviso para o imenso equívoco que se está produzindo nesta campanha.
Cavaco Silva não foi capaz de encontrar uma resposta para afirmações obviamente irrelevantes, como as de Santana Lopes, simplesmente por que ninguém lhe tinha dito o que dizer.
Este pequeno pormenor revela bem a fragilidade de Cavaco Silva: um actor rígido que cumpre um programa, incapaz de se adaptar a novas situações, incapaz de pensar o mundo para além das baias que criou e que julga as definitivas.
Entretanto, todos os dias cresce o messianismo em torno de Cavaco: nas suas mãos vê-se e coloca-se o destino da nação, da sua suprema capacidade julga-se depender o futuro e a solução dos males pátrios.
Todos os dias, os profissionais que orquestram esta campanha enchem um balão de expectativa que vai rebentar às mãos de um povo crente em milagres, desejoso de salvadores, desesperado por soluções imediatas.


P.S. Mais tarde os assessores explicaram e disseram-lhe o que dizer. Já na posse de um guião, proferiu a frase que justificou este comentário triunfal.

Comentários:
É mesmo uma expressão preocupante. Momentâneamente houve qualquer coisa que não fez nexo ali...Nem no pensamento nem na acção.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?